O quer dizer inglês básico, intermediário ou avançado?
Opiniões sobre seu nível de inglês podem ser subjetivas: seus amigos podem achar que seu inglês é bom, mas um empregador pode considerar que não é bom o suficiente. E você pode ser melhor em algumas habilidades do que em outras: por exemplo, você pode ler melhor do que fala.
Por isso é preciso ter uma forma clara e objetiva de descrever habilidades linguísticas, aceita e entendida por todos. É isso que o CEFR nos oferece.
Conheça o CEFR
CEFR quer dizer “Quadro Europeu de Referência para Línguas” e é baseado em extensas pesquisas. Ele te mostrará descrições de competência comunicativa de forma fácil e objetiva, que poderão ser usadas para especificar requisitos para descrição de cargos, treinamento em línguas e recrutamento.
O CEFR divide os aprendizes da língua em 6 níveis, do A1 ao C2. O A1 descreve um nível bem básico. Já o C2, o mais alto, é um nível realmente avançado, similar a de um nativo.
Leia o quadro abaixo e tente identificar seu nível de inglês, focando em suas habilidades no trabalho:
CEFR |
HABILIDADE |
DESCRIÇÃO – Tipicamente o candidato nesse nível é capaz de… |
A1 | Iniciante | · Entender mensagens simples por telefone. Ex.: “We’re arriving at 16:30”;
· Entender instruções curtas, escritas em linguagem simples, principalmente se contém figuras; · Passar mensagens simples e rotineiras. Ex.: “Friday meeting 10 a.m.”; · Escrever um pedido simples a um colega. Ex.: “Can I have 20 …, please? ”. |
A2 | Básico | · Usar o telefone para mensagens simples. Ex.: “My flight is late. I will arrive at 11p.m.”;
· Entender e passar mensagens ou instruções simples; · Atender clientes, perguntando e respondendo questões simples. Ex.: “Where is the swimming-pool?”; · Escrever mensagens como e-mails simples, seguindo modelos padronizados. |
B1 | Intermediário | · Se comunicar por telefone para mensagens rotineiras, ex., agendar uma reunião;
· Entender e-mails rotineiros ou informações sobre produtos ou serviços de sua área de atuação; · Se comunicar com clientes sobre assuntos simples (ex., pedidos) e participar de uma conversa de forma limitada (ex., falar sobre seus interesses pessoais); · Escrever mensagens e e-mails de rotina, contanto que o trabalho seja checado. |
B2 | Pós-Intermediário | · Usar o telefone com um bom entendimento;
· Entender a maioria dos relatórios e e-mails, mesmo não rotineiros, com ajuda de um dicionário; · Se comunicar com clientes, resolvendo a maioria dos problemas em sua área; · Escrever mensagens e e-mails não rotineiros, mais complexos. |
C1 | Avançado | · Usar o telefone para situações variadas;
· Entender rapidamente a maioria dos documentos e correspondência; · Se comunicar com clientes de forma eficaz, podendo lidar com questões fora de sua área; · Escrever correspondências e relatórios com pouquíssimos erros. |
C2 | Proficiente | · Usar o telefone de forma persuasiva e eficaz;
· Entender plenamente correspondências e documentos, exceto se forem de áreas muito específicas fora de seu ramo de conhecimento; · Se comunicar com clientes de forma persuasiva; participar de reuniões, apresentações e outras situações de forma eficaz; · Escrever cartas, documentos, relatórios, etc., mesmo sobre questões não rotineiras. |
Como usar esse quadro? Conhecendo as funções que o colaborador desenvolve na empresa e as suas necessidades de comunicação, pode-se facilmente identificar o nível desejado. Por exemplo, uma recepcionista pode ser treinada para transferir telefonemas e recepcionar visitantes, no nível A1. O nível B2 seria interessante para gerentes que se comunicam com clientes e parceiros estrangeiros. Já um diretor que precisa de muito jogo de cintura em negociações seria mais eficiente com o nível C1.
O tempo necessário para atingir os objetivos de cada nível também foi extensivamente estudado na Europa, e apesar de cada aluno ter habilidades diferentes, as horas mínimas necessárias são um bom parâmetro quando se pensa em subsídios para desenvolvimento de idiomas.
E se você precisa avaliar o inglês de candidatos e não se sente preparado para isso? Há algumas alternativas:
- Entrevistas presenciais ou por Skype ou telefone
- Testes online
- Verificar pelo currículo se o candidato possui algum certificado internacional, assim como a nota ou conceito (A, B, etc..), conforme a tabela abaixo. Certificados emitidos por escolas no Brasil não são um parâmetro confiável.
Certificados Internacionais
ALTE level | CEFR level | Cambridge exam | IELTS | TOEIC | TOEFLITP | TOEFLIBT |
Nível 5 | C2 | CPE, Graduação A no CAE | IELTS 8.0-9.0 | |||
Nível 4 | C1 | Graduação B ou C no CAE, A no FCE | IELTS -7.5-8.0 | 945-990 | 629-677 pontos | 95-120 pontos |
Nível 3 | B2 | Graduação B ou C no FCE, Pass with Distinction no PET | IELTS 5.5-7.0 | 785-940 | 543-628 pontos | 72-94
pontos |
Nível 2 | B1 | Graduação Pass, Pass with Merit no PET, Pass with Distinction no KET | IELTS 3.5-5.0 | 550-780 | 460-542 pontos | 42-71
pontos |
Nível 1 | A2 | Graduação Pass, Pass with Merit no KET | IELTS 3.0 | 225-545 | 337-459 pontos | |
Iniciante | A1 | IELTS 1.0-2.5 | 120-220 |
Se é a primeira vez que você está tendo contato com esse conteúdo, pode estar um tanto confuso. Porém, um bom consultor de idiomas pode ajudar! Estamos à disposição!