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Como definir o nível de inglês necessário para cada cargo em sua empresa?

Você é de RH e tem dúvidas sobre níveis de inglês?
Ferramentas para inglês no desenvolvimento de pessoal Sala de Aula

O quer dizer inglês básico, intermediário ou avançado?

Opiniões sobre seu nível de inglês podem ser subjetivas: seus amigos podem achar que seu inglês é bom, mas um empregador pode considerar que não é bom o suficiente. E você pode ser melhor em algumas habilidades do que em outras: por exemplo, você pode ler melhor do que fala.

Por isso é preciso ter uma forma clara e objetiva de descrever habilidades linguísticas, aceita e entendida por todos.  É isso que o CEFR nos oferece.

Conheça o CEFR

CEFR  quer dizer “Quadro Europeu de Referência para Línguas” e é baseado em extensas pesquisas. Ele te mostrará descrições de competência comunicativa de forma fácil e objetiva, que poderão ser usadas para especificar requisitos para descrição de cargos, treinamento em línguas e recrutamento.

O CEFR divide os aprendizes da língua em 6 níveis, do A1 ao C2. O A1 descreve um nível bem básico. Já o C2, o mais alto, é um nível realmente avançado, similar a de um nativo.

Leia o quadro abaixo e tente identificar seu nível de inglês, focando em suas habilidades no trabalho:

CEFR
HABILIDADE
DESCRIÇÃO – Tipicamente o candidato nesse nível é capaz de…
A1 Iniciante ·         Entender mensagens simples por telefone. Ex.: “We’re arriving at 16:30”;

·         Entender instruções curtas, escritas em linguagem simples, principalmente se contém figuras;

·         Passar mensagens simples e rotineiras. Ex.: “Friday meeting 10 a.m.”;

·         Escrever um pedido simples a um colega. Ex.: “Can I have 20 …, please? ”.

A2 Básico ·         Usar o telefone para mensagens simples. Ex.: “My flight is late. I will arrive at 11p.m.”;

·         Entender e passar mensagens ou instruções simples;

·         Atender clientes, perguntando e respondendo questões simples. Ex.: “Where is the swimming-pool?”;

·         Escrever mensagens como e-mails simples, seguindo modelos padronizados.

B1 Intermediário ·         Se comunicar por telefone para mensagens rotineiras, ex., agendar uma reunião;

·         Entender e-mails rotineiros ou informações sobre produtos ou serviços de sua área de atuação;

·         Se comunicar com clientes sobre assuntos simples (ex., pedidos) e participar de uma conversa de forma limitada (ex., falar sobre seus interesses pessoais);

·         Escrever mensagens e e-mails de rotina, contanto que o trabalho seja checado.

B2 Pós-Intermediário ·         Usar o telefone com um bom entendimento;

·         Entender a maioria dos relatórios e e-mails, mesmo não rotineiros, com ajuda de um dicionário;

·         Se comunicar com clientes, resolvendo a maioria dos problemas em sua área;

·         Escrever mensagens e e-mails não rotineiros, mais complexos.

C1 Avançado ·         Usar o telefone para situações variadas;

·         Entender rapidamente a maioria dos documentos e correspondência;

·         Se comunicar com clientes de forma eficaz, podendo lidar com questões fora de sua área;

·         Escrever correspondências e relatórios com pouquíssimos erros.

C2 Proficiente ·         Usar o telefone de forma persuasiva e eficaz;

·         Entender plenamente correspondências e documentos, exceto se forem de áreas muito específicas fora de seu ramo de conhecimento;

·         Se comunicar com clientes de forma persuasiva; participar de reuniões, apresentações e outras situações de forma eficaz;

·         Escrever cartas, documentos, relatórios, etc., mesmo sobre questões não rotineiras.

Como usar esse quadro? Conhecendo as funções que o colaborador desenvolve na empresa e as suas necessidades de comunicação, pode-se facilmente identificar o nível desejado. Por exemplo, uma recepcionista pode ser treinada para transferir telefonemas e recepcionar visitantes, no nível A1. O nível B2 seria interessante para gerentes que se comunicam com clientes e parceiros estrangeiros. Já um diretor que precisa de muito jogo de cintura em negociações seria mais eficiente com o nível C1.

O tempo necessário para atingir os objetivos de cada nível também foi extensivamente estudado na Europa, e apesar de cada aluno ter habilidades diferentes, as horas mínimas necessárias são um bom parâmetro quando se pensa em subsídios para desenvolvimento de idiomas.

E se você precisa avaliar o inglês de candidatos e não se sente preparado para isso? Há algumas alternativas:

  • Entrevistas presenciais ou por Skype ou telefone
  • Testes online
  • Verificar pelo currículo se o candidato possui algum certificado internacional, assim como a nota ou conceito (A, B, etc..), conforme a tabela abaixo. Certificados emitidos por escolas no Brasil não são um parâmetro confiável.

Certificados Internacionais

ALTE level CEFR level Cambridge exam IELTS TOEIC TOEFLITP TOEFLIBT
Nível 5 C2 CPE, Graduação A no CAE IELTS 8.0-9.0
Nível 4 C1 Graduação B ou C no CAE, A no FCE IELTS -7.5-8.0 945-990 629-677 pontos 95-120 pontos
Nível 3 B2 Graduação B ou C no FCE, Pass with Distinction no PET IELTS 5.5-7.0 785-940 543-628 pontos 72-94

pontos

Nível 2 B1 Graduação Pass, Pass with Merit no PET, Pass with Distinction no KET IELTS 3.5-5.0 550-780 460-542 pontos 42-71

pontos

Nível 1 A2 Graduação Pass, Pass with Merit no KET IELTS 3.0 225-545 337-459 pontos
Iniciante A1 IELTS 1.0-2.5 120-220

Se é a primeira vez que você está tendo contato com esse conteúdo, pode estar um tanto confuso. Porém, um bom consultor de idiomas pode ajudar! Estamos à disposição!

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