Muita gente se pergunta se é possível aprender inglês de graça, ao invés de pagar uma escola ou professor particular. Como profissional de ensino de inglês há mais de 20 anos, sempre observei pessoas que mesmo sem nenhum curso formal conseguem se comunicar.
Aprendizado de línguas e inteligências
O psicólogo Howard Gardner, famoso por sua teoria das 7 inteligências, propõe 3 tipos que ao meu ver atuam em conjunto para um aprendizado mais eficaz de línguas: 1º, a Inteligência Linguística, claro, demonstrada por uma excelente capacidade de comunicação, mesmo em sua língua materna. 2º, a Inteligência Interpessoal, presente naquelas pessoas que conseguem excelente interação social, são desinibidas para conversar e não tem medo de errar; 3º a Inteligência Musical e Auditiva facilita a incorporação de um sistema de sons diferente de sua língua materna, facilitando o entendimento oral e a pronúncia.
Aprender inglês de graça sem fazer curso
Hoje em dia tenho notado um número muito maior de pessoas que nunca fizeram um curso de inglês e, no entanto, conseguem conversar bem sobre temas corriqueiros ou do conhecimento dela. Em geral são jovens que adoram videogames, séries de TV e devoram conteúdos de seu interesse na internet.
Necessidade de comunicação mais sofisticada
Pessoas que moraram no exterior também costumam “se virar” bem, mas muitas vezes procuram nossos cursos pois o nível de linguagem que elas têm não é suficiente para lidar com situações mais complexas no trabalho: apresentações em congressos ou para clientes, reuniões e negociações com parceiros internacionais. Nesses casos, podemos trabalhar com foco em linguagem para negócios, dando ao aluno ferramentas de interação com uma linguagem mais apropriada para diferentes situações.
Exposição à língua pela Internet
As oportunidades que a internet proporciona no aprendizado de qualquer língua estrangeira são incríveis e devem ser aproveitadas ao máximo. Hoje, sem gastar nada, podemos ter experiências que só eram possíveis para quem ia morar fora! Podemos mergulhar em um idioma, nos expondo a ele através de leitura, audição, e mesmo escrita e conversação, como nos chats (por favor, se pronuncia tchats…) ou mensagens de voz. Portanto, há milhares de oportunidades de aprender inglês de graça surgindo a cada dia pela internet.
Resultados concretos
Porém, apesar da grande oferta de materiais e cursos on-line, no Brasil, segundo a Exame, apenas 3% da população tem fluência em inglês! E mesmo uma dessas pessoas que possui o inglês fluente pode decidir que precisa investir em melhorar, já que existem muitos focos específicos que às vezes a fluência do cotidiano não consegue suprir.
Aprender inglês de graça pela internet requer muita motivação, persistência e tempo, e muitas pessoas se sentem perdidas sem ter um professor que as ajude, incentive, corrija.
Se esse é seu caso, procure um curso que atenda a suas necessidades, mas não abra mão de se expor o máximo possível à língua: você só tem a ganhar com isso!