O CEO de uma empresa de TI que atendemos, com crescimento espantoso e clientes no exterior, me diz:
“Solange, eu preciso melhorar meu inglês urgente! Ok, eu sou fluente, em geral consigo passar minhas ideias muito bem… Mas há situações em que não me sinto plenamente confortável. O pessoal do Paquistão fala muito rápido, com aquele sotaque que para nós brasileiros é muito complicado, e eu preciso ficar pedindo para repetir… Gostaria de me comunicar com meu cliente nos Estados Unidos de forma totalmente confiante… Negociações com novos clientes e parceiros exigem uma flexibilidade na comunicação que eu ainda não tenho.”
“Com meus funcionários acontece a mesma coisa, no dia-a-dia deles eu preciso que eles falem com o pessoal de fora de igual pra igual”
A importância do inglês no mundo dos negócios
Nem todos os gestores têm essa percepção do quanto as deficiências de comunicação em inglês podem atrapalhar seus negócios atuais ou até mesmo impedir que a empresa cresça num mercado globalizado. Ou quando percebem, é muito tarde: aquela chance de parceria ou cliente internacional já se perdeu por falta de uma comunicação adequada.
Alcançar esse nível de inglês, no qual você consegue se comunicar com eficiência similar à sua língua materna, não é tarefa fácil nem rápida. E não basta uma imersão de 2 meses no exterior, com um curso generalista que não foca no que você precisa.
O que esperar de um curso focado em inglês para negócios?
Então é só procurar uma escola ou professor particular para oferecer cursos de inglês para seus funcionários?
Para entregar as soluções com resultados que a empresa busca, o profissional ou empresa de idiomas tem de trabalhar em diversas frentes:
- Conhecer a realidade do cliente, diagnosticando bem os problemas enfrentados e o nível de inglês atual dos colaboradores;
- Alinhar com a empresa quais as metas a serem atingidas por cada colaborador e em quanto tempo;
- Formatar cursos que focam exatamente nas necessidades da empresa, nos prazos acordados, mas sem prometer milagres;
- Aferição de resultados utilizando-se de diversas ferramentas: testes externos, envolvimento dos gestores na avaliação da melhoria da comunicação e pesquisas com os funcionários/alunos;
- Acompanhamento constante dos resultados com consequente melhora ou redirecionamento dos cursos;
- Atividades extra curso que podem ser desenvolvidas em conjunto com a empresa: “English Day”, no qual todos os funcionários têm que se comunicar em inglês, independentemente do nível de cada um; adotar correspondências internas em inglês; atividades mais lúdicas como jantares, happy-hour, finais de semana de viagens com imersão nos quais só se fala em inglês.
- Sugestão de ferramentas on-line para aumentar a exposição à língua.
Essas são algumas ideias que a The One pode implementar em sua empresa a partir do inglês para negócios; porém, com certeza, em cada caso poderemos propor outras soluções que se adequem às suas necessidades!