Pular para o conteúdo

Você está perdendo oportunidades por não saber inglês?

A capacidade de comunicação em inglês pode te abrir muitas portas e aumentar seu salário em até 60%!
5 desculpas que as pessoas dão para não aprender inglês Homem preocupado em frente ao notebook

Conversando com um gestor da área de RH em busca de novos desafios na carreira, ele me confidenciou que tem perdido muitas oportunidades por não ter inglês “avançado”. Com 20 anos de experiência na área, 2 graduações e 2 pós-graduações, ele foi deixando o estudo do inglês de lado, já que não tinha uma necessidade premente no trabalho. Com 40 anos de idade, se vê estagnado na carreira e preocupado com o futuro.

Tenho visto muitos casos assim, inclusive de pessoas que já perderam o emprego e agora descobrem que para se recolocar no mesmo nível anterior precisam de inglês para valer e não só um básico do dia-a-dia.

Então, por que profissionais dedicados, que investem em sua formação, deixam o inglês de lado?

“Não tenho tempo”

Comparando-se com outros cursos de capacitação, será que 2 horas por semana (ou 100 horas por ano) é um tempo realmente muito grande para se dedicar ao aprendizado de inglês?

“Aprender uma língua é muito difícil para adultos”

A aquisição de pronúncia excelente realmente é muito mais fácil para uma criança ou adolescente. Porém, o adulto conta com outras ferramentas, como motivação, exposição anterior à língua, conhecimento de vocabulário que adquiriu ao longo da carreira, objetivos específicos e planejamento para os estudos, entre outras. Com foco, o tempo de aprendizado de um adulto é certamente menor do que o de uma criança. Por exemplo, uma criança que aprende inglês por 5 anos, dos 5 aos 10, ou mesmo adolescente, dos 10 aos 15, não terá as ferramentas necessárias para participar de uma reunião de negócios em inglês. Um adulto certamente conseguirá atingir esse objetivo!

“Eu não vou usar inglês para nada”

Ainda é uma visão corrente em áreas que não tinham uma necessidade direta de interação com clientes ou fornecedores. E se sua empresa for comprada por uma multinacional? Com certeza, se você ainda não precisa usar inglês no trabalho, não quer dizer que nunca precisará!

“Cursos de inglês são muito caros”

Se levarmos em conta o fato de que profissionais com inglês fluente ganham até 60% a mais*, certamente é um investimento que compensa! Além disso, para quem é realmente dedicado, há inúmeros cursos e aplicativos baratos ou até gratuitos!

“Eu me viro bem no inglês”

Fazer compras em Miami não é o mesmo que fazer uma apresentação para o diretor estrangeiro ou manter um bom papo com ele durante um jantar. Para isso, o estudo focado em Business English (Inglês para negócios) ajuda muito. E se você já fez muitos cursos mas está enferrujado, procure se expor à língua o máximo possível: assista vídeos sobre assuntos de seu interesse (TED talks), prefira se manter atualizado em sua área com leituras em inglês, adquira um aplicativo para prática diária.

Se você se identificou com essa situação, não deixe passar mais tempo: procure uma instituição ou profissional confiável e dedique-se além das aulas: quanto mais exposição à língua, mais fácil e rápido será seu aprendizado!

 

 

Deixe um comentário:

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Continue lendo

Posts relacionados

Share This
Precisa de ajuda?